Toyota GR Corolla ou Honda Civic TYPE R

0
(0)

Para o ano de 2023, as maiores montadoras japonesas renovaram a briga histórica: Toyota GR Corolla ou Honda Civic Type-R? Qual o mais preparado para ‘encerrar’ a era dos esportivos à combustão?

Fotos Lado A Lado De Um Corolla E Um Civic
Foto: Divulgação

A rivalidade Toyota x Honda

A Toyota e a Honda são duas montadoras japonesas que rivalizam há décadas pela liderança do mercado de esportivos, atingindo até mesmo a cultura pop em filmes, séries e jogos de videogame.

Os dois principais modelos esportivos da marca são o Corolla, da Toyota, e o Civid, da Honda. Sobretudo na década de 1990, ambas as marcas brigaram bastante para trazer a inovação para o mercado.

Recentemente, a disputa reaqueceu, visto que as japonesas lançaram novos carros de ambos os modelos. E aí fica a pergunta, quem ganha a briga, TOYOTA GR COROLLA ou HONDA CIVIC TYPE R?

O Toyota GR Corolla

O novo Toyota GR Corolla tem um motor à gasolina de 1539cc, 12 válvulas e 304cv de potência máxima. O design 100% esportivo da Gazoo Racing imprime todo o DNA da marca no novo modelo para o mercado brasileiro de carros.

O motor 1.6 turbo tem câmbio de 6 marchas com injeção eletrônica D-4S e tração integral GR-FOUR para maximizar o controle. Além disso, o jogo de suspensões McPherson e amortecedor na traseira dá muita segurança para a condução.

Foto Da Traseira De Um Corolla Gr
Foto: Divulgação

Em termos de conforto, o novo GR Corolla tem grade frontal ampla e aerodinâmica revigorada com o estilo esportivo. O interior conta com bancos esportivos de camurça e alavanca de câmbio curso para trocas rápidas.

O Corolla traz o sistema Toyota Safety Sense 3.0 para assistir a condução. Além disso, o carro conta com assistentes de mudanças de faixa, controle de cruzeiro dinâmico, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.

Nesse sentido, o novo lançamento da Toyota tem dois modelos. A versão GR Corolla Core terá o preço sugerido a partir de 416 mil reais, enquanto o modelo Circuit tem o preço a partir dos 462 mil reais.

O Honda Civic Type-R

Por sua vez, o Honda Civic Type-R conta com um motor de quase 2.000cc 2.0 DI DOHC VTEC com potência máxima de 297cv. O câmbio manual de 6 velocidades conta com tração dianteira para melhorar a condução.

Ainda em termos de performance, o Honda Civic tem seleção de modo de condução e direção com assistência elétrica progressiva. O DNA do Civic está impresso no Type-R com o aerofólio em base de alumínio e as rodas de 19”.

Foto Frontal De Um Civic
Foto: Divulgação

O espaço interno do Civic é bem amplo, com cockpit esportivo e bancos tipo concha. O carro traz câmera de ré com multivisão, sistema de multimídia totalmente conectado ao app da Honda e sistema de som avançado.

Para o mercado nacional, a nova versão do Honda Civic Type-R deve sair com o preço sugerido a partir de 435 mil reais, sem diferentes modelos, mas trazendo o veículo para o Brasil.

Comparativo Toyota GR Corolla x Honda Civic Type-R

Começando o comparativo da ‘briga’, ambos o modelos trazem o DNA esportivo das marcas, imprimindo todo o conceito de décadas em um baita esportivo para o público brasileiro.

Nesse sentido, a construção interna do Civic pare mais firme, trazendo os bancos esportivos e uma formação com mais identidade e congruência com a proposta da Honda. O Corolla mantém uma boa organização, mas parece mais atrás nesse quesito.

Na hora da velocidade, os dois modelos são bem parelhos. O GR Corolla consegue atingir 100km/h com alguns milésimos de segundo a menos, mas a manutenção da quilometragem é bem parecida.

Foto De Dois Carros Lado A Lado
Foto: Divulgação

Por fim, em termos de estabilidade e facilidade para a condução, o GR Corolla traz uma boa construção. O mesmo acontece com o Civic, que também entrega força e segurança.

De toda maneira, os dois projetos são parecidos e entregam bons esportivos. O Honda Civic parece mais pronto e mais completo em sua própria proposta, mas o GR Corolla continua como um gigante no setor.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Carros do Ano
Logo